Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

Comandante do 23º Batalhão de Infantaria

Published: Tuesday, 22 February 2022 17:11 | Last Updated: Monday, 13 May 2024 18:27 | Hits: 2742

Currículo do Coronel Antonio Fernando Adorno Cossa

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante do 23° Batalha de Infantaria, Batalhão Jacintho Machado de Bittencourt, o Coronel de Infantaria Antonio Fernando Adorno Cossa estava servindo no Gabinete do Comando do Exército, sediado em Brasília - DF.

Foi promovido ao posto atual em 30 de Abril de 2024. Nascido em 8 de Março de 1978, na cidade do Rio de Janeiro, é filho de Antonio Helio Cossa e Eloisa Helena Adorno Cossa.

Incorporou às fileiras do Exército em 10 de Fevereiro de 1996, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas - SP.

Em 25 de Novembro de 2000, foi declarado Aspirante-a-oficial da Arma de Infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sendo classificado no 25° Batalhão de Infantaria Pára-quedista no Rio de Janeiro.

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2008 e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 2016 e 2017, ambas no Rio de Janeiro.

Comandou Companhia de Fuzileiros no 5° Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lorena - SP.

Desempenhou as funções de instrutor dos cursos de infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e, no exterior, da Escola de Infantaria em El Salvador.

Chefiou a Segunda Seção do 25° Batalhão de Infantaria Pára-quedista.

Como Oficial de Estado-Maior, chefiou a Seção de Planejamento da Brigada de Infantaria Pára-quedista, participando do planejamento e execução das Operações no período da Intervenção Federal na Área de Segurança Pública no Rio de Janeiro e exercendo a função de coordenador da “Operação Culminating” (Exercício Combinado Brasil-Estados Unidos).

Durante sua carreira, realizou, ainda, os seguintes cursos: Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais nos Estados Unidos da América, Mestrado em Operações Militares, Curso de Direito Internacional Humanitário na Escola Superior de Guerra, Curso de Direito Internacional Humanitário e Direito Internacional dos Direitos Humanos na Escuela de DIH/DDHH no Peru, Curso Avançado de Inteligência, Curso Básico Paraquedista, Curso de Mestre de Salto e Bacharelado em Direito pela Universidade Estácio de Sá.

Foi condecorado com a Medalha Militar de Prata, a Medalha do Pacificador, Medalha do Mérito Aeroterrestre, Medalha Marechal Osório O Legendário, Medalha Marechal Trompowsky, Medalha Proficiência no Serviço de Tropa – Alemanha (Ouro), Medalha General Antorcha (El Salvador) e Distintivo da Escola de Infantaria (Estados Unidos).

É casado com a senhora Raphaela Gomes de Oliveira e possui três filhos: Natália, Maria Eduarda e Enzo.

Fim do conteúdo da página