Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Patronos
Início do conteúdo da página

Patrono do 23º Batalhão de Infantaria

Published: Monday, 30 May 2016 20:14 | Last Updated: Monday, 06 January 2020 13:58 | Hits: 3759

Jacintho Machado de Bittencourt

     Filho do Major Camilo Machado de Bittencourt, Jacintho Machado de Bittencourt nasceu em 1808, na província de Santa Catarina, na localidade de Nossa Senhora do Desterro. Assentou praça como voluntário no sétimo Batalhão de Caçadores, em 5 de Abril de 1823, sendo reconhecido Cadete de primeira classe nesse mesmo dia e foi promovido Alferes por decreto de 12 de outubro de 1827, iniciando assim sua vitoriosa carreira.

    Desde Alferes, o Brigadeiro Jacintho Machado de Bittencourt, mostrou seu valor militar nas campanhas em que participou, como a Campanha da Cisplatina, Revolução Farroupilha, Guerra da Tríplice Aliança, Batalha de Tuiuti e outras, onde soube sobrepujar o inimigo como verdadeiro chefe que guiava seus comandados pela atitude e exemplo.

     Era proverbial a sua austeridade e ninguém soube mais do que ele honrar a farda de soldado. Depois  de ferido o General Sampaio (Patrono da Infantaria) durante a Batalha do Tuiuti, Jacintho Machado de Bittencourt assume o comando da 3ª divisão, a Divisão Encouraçada; conduzindo a divisão até o fim da Batalha de 24 de maio, cobrindo de glória o Brasil.

     Com graves problemas de saúde, recolheu-se para tratamento em Assunção, porém veio a falecer na capital paraguaia em 04 de Abril de 1869.

      Que o sangue desse patriota sirva para fecundar outros rebentos e de exemplo ás gerações futuras.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página