Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > O dia a dia dos Recrutas do 23°BI - Campo da Instrução Individual Básica
Início do conteúdo da página

O dia a dia dos Recrutas do 23°BI - Campo da Instrução Individual Básica

Published: Thursday, 05 April 2018 10:00 | Last Updated: Tuesday, 15 May 2018 10:46 | Hits: 1913

A vitória está reservada para aqueles que estão dispostos a pagar o preço. Sun Tzu

Alvorada: O toque da corneta anuncia o início de uma nova jornada repleta de atividades. O café da manhã é fundamental para manter a energia e a disposição para as tarefas do dia.


Treinamento Físico Militar (TFM):  Hora de melhorar o condicionamento físico dos novos soldados, preparando-os para as diversas missões que realizarão no decorrer da sua vida militar.

   

 

Forjando o Guerreiro:  Desde o início dos tempos, quando o homem se preparava para combater, ainda com armas rústicas e formações incipientes, já estava presente a Ordem Unida, padronizando procedimentos, movimentos e formas de combate, disciplinando homens.

 

Instrução: os oficiais, subtenentes e sargentos como especialistas em assuntos militares, possuem os conhecimentos específicos de sua profissão e estão capacitados a ajudar na aprendizagem desses conhecimentos por seus instruendos. Aos novos soldados são apresentados a diversas matérias especificas da vida militar.

 

 

Almoço: Hora de repor as energias para mais uma etapa, a comida é preparada com muito esmero e dedicação pelos militares responsáveis, desde a confecção do cardápio  até a chegada do alimento na linha de servir. Todos são responsáveis pela limpeza e conservação do local. Os oficiais e sargentos acompanham a refeição, orientado os novos recrutas como devem proceder.

 

 

Formatura: No dia 7 de março de 2018 (quarta-feira, foi realizada uma formatura no pátio do Batalhão, com a presença de todos os militares da OM, destacando a presença das militares do segmento feminino e das permissionárias que trabalham no batalhão, as quais, ocuparam posição de destaque. O Objetivo da formatura foi de avaliar o progresso a ordem unida dos novos recrutas, entrega de insígnias aos soldados engajados a contar de 1º de março e realizar a leitura da ordem do dia, referente ao Dia da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

 

 

Instrução Noturna: Ambientar os novos integrantes à vida militar e iniciar a formação do caráter do soldado é um dos objetivos do Período de Instrução Básica, que acontece no início de cada ano, nos diversos quartéis do Exército Brasileiro. Anualmente, milhares de jovens recebem ensinamentos e passam por exercícios que lhes fornecem conhecimentos e experiências necessários aos militares.

É nesse momento que os novos soldados têm, pela primeira vez,  contato com a intensa rotina do quartel, realizando atividades tipicamente militares, inclusive com instruções noturnas.

 

 

Iniciando mais um dia: O toque de corneta anuncia a alvorada, hora de levantar. O dia começa com a higiene pessoal, barba bem feita, coturno engraxado, farda limpa e passada. Mas a primeira tarefa do dia é arrumar sua cama , pois, “Ao arrumar a sua cama pela manhã, você cumpre a primeira tarefa do dia. Ela te dará um pequeno orgulho e motivação para concluir mais outra tarefa. E a partir dessa pequena tarefa, você concluirá muitas outras tarefas maiores ao longo de seu dia.”
 

 Formação Básica: Realizada de forma unificada e independente da especialidade de cada um, tem por finalidade promover o ajustamento do novos soldados às rotinas e a sua capacitação para o adequado desempenho profissional como militar do Exército Brasileiro. O contato com o armamento é mais uma etapa desta nobre jornada.
 

 

Tiro de Instrução Individual Básica (TIB) – realizado pelos soldados do efetivo variável, com o fuzil 7,62 mm FAL (Fuzil Automático Leve), é uma das principais atividades de instrução do período de formação e tem por finalidade habilitar os novos soldados a manusear de maneira correta e responsável o seu armamento de dotação.
Durante o exercício de tiro colocaram em prática todos os conhecimentos adquiridos na Instrução Preparatória para o Tiro (IPT), bem como vivenciar a experiência do tiro real com o fuzil.
 

  

Campo da Instrução Individual Básica - O acampamento para o contingente de recrutas incorporados no corrente ano, coroando o período de Instrução Individual Básica, na área de instrução do batalhão.

A jornada de campo tem como principais objetivos aplicar por meio de instruções práticas os conhecimentos adquiridos pelos soldados ao longo do Período de Instrução Individual Básica (Técnicas Especiais, Higiene e Primeiros Socorros, Observação e Orientação, Utilização do Terreno, Comunicações, Marchas e Estacionamentos), bem como desenvolver atributos da área afetiva, além de ter fortalecido o caráter militar por meio da realização de tarefas que colocam à prova o espírito de corpo e o esforço individual.

   


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página