Exercício de Ajuda Humanitária realizou resgate de vítimas na água
Blumenau (SC) - Na manhã desta quarta-feira, dia 14, foi realizado a simulação de resgate com vítimas na água, no Rio Itajaí-Açu. Na atividade foram empregados 80 militares do Exército, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e Guarda Municipal de Trânsito da cidade de Blumenau, Santa Catarina. Trata-se de um dos incidentes do 5º Exercício de Ajuda Humanitária.
Na Simulação haviam pessoas às margens do outro lado do Rio, que estavam isoladas e não conseguiam realizar a travessia. Os militares do Exército utilizaram a Ponte Ribbon, do 5° Batalhão de Engenharia de Combate Blindado. A ponte é uma estrutura flutuante que ao ser lançada no Rio, se transforma automaticamente em uma passadeira. Após a colocação desta passadeira, botes do Corpo de Bombeiros auxiliaram as vítimas no embarque.
Durante o transporte das vítimas, um homem caiu na água e foi socorrido imediatamente por militares do Corpo de Bombeiros. Ao chegar do outro lado da margem do Rio, as pessoas foram desembarcadas e foi realizada uma triagem médica, para separação de vítimas em estado leve, moderado ou grave.
A triagem médica, bem como o atendimento das vítimas, foram realizado pelas equipes médicas do Exército e da Defesa Civil. A Guarda Municipal realizou o balizamento do trânsito para saída das ambulâncias, de forma que o socorro às vítimas graves fosse ágil.
O incidente faz parte do 5º Exercício de Ajuda Humanitária, coordenado pela 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, que realiza o treinamento anualmente, para preparar os militares para situações de desastres naturais e calamidade pública. Neste ano de 2021, o 23° Batalhão de Infantaria é a organização militar sede, que executa as missões relacionadas ao exercício, com o apoio de outras organizações militares dos estados do Paraná e Santa Catarina.
Redes Sociais